08 Estratégias do Currículo Conquistador de Empregos

A maior lição que eu tive participando de processos seletivos de grandes empresas é que: não importa o tamanho do seu currículo, ou de quem te indica, importa como você conta a sua própria história. Sua forma de contar o seu currículo, com suas experiências e suas habilidades podem ser mais poderosas que você imagina.

Na minha última entrevista de emprego era em uma empresa multinacional e, na época, era a segunda melhor do mundo para se trabalhar, estava eu e mais um candidato finalista. Esse candidato já trabalhava na empresa e, antes da minha entrevista, ele disse para uma pessoa que estava do meu lado que a vaga já era dele e que, inclusive, o chefe dele já tinha conversado com o gerente da vaga. Naquele instante, eu me senti uma grande idiota de estar ali. Que mundo injusto! Só que não…

Eu sempre tive um mantra de vida que tudo que existe na minha vida tem seu lado positivo e seu lado negativo. E eu tenho o poder de escolha de como olhar para as situações: de uma forma positiva ou negativa. Eu sempre escolho o positivo.

Naquele momento, eu senti dor, revolta, medo, vergonha…. Para que eu iria perder meu precioso tempo se a vaga já era daquela pessoa. E imediatamente, eu respirei e decidi pegar toda essa energia negativa em poder. Em poder para virar esse jogo, em poder para mostrar a minha garra e quem eu realmente sou.

E com essa energia, eu entrei na sala da entrevista e deixei meu futuro chefe de boca aberta. Depois de 4 dias o RH me ligou e me fez a proposta de trabalho.

Eu tenho duas coisas para compartilhar aqui com você:

#01 Você sempre tem a decisão de escolha

Você é responsável pelos resultados da sua vida. Você sempre tem a opção de escolha.

É como se o Morpheu estivesse sempre do seu lado te oferecendo as suas pílulas:

  • uma azul, que você vai tomar e tudo vai continuar como está. A pílula azul é a metáfora do conforto, da segurança. Você sempre será vítima dos acontecimentos e sua vida vai seguir na sorte de que algo aconteça.
  • uma vermelha, que você vai tomar e vai conhecer a matrix. A pílula vermelha é a pílula do conhecimento, da liberdade, das verdades brutais da realidade. Com a matrix em mãos, você vai saber que você escolhe o que é melhor para você e você toma ações. Você é o agente de mudanças da sua vida.

O que eu quero dizer, em outras palavras é: você pode ficar culpando o mercado, as empresas, o rh… por não conseguir um bom emprego. Ou você pode simplesmente entender que você está fazendo alguma coisa errada e trabalhar para mudar isso.

#02 08 estratégias para seu currículo se tornar um conquistador de empregos

Eu também vou compartilhar aqui as 08 estratégias fundamentais para que você tenha um currículo impossível de ser ignorado, que se destaque da concorrência e que garanta o seu emprego.

Meu nome é Carol, eu sou a fundadora aqui do Desenhe o Seu Futuro e eu posso te ajudar a conquistar o seu emprego porque eu tenho experiência o suficiente com processos seletivos de grandes empresas, hoje eu também sou Coach de Carreira, também sou Especialista de Desenvolvimento Humano, sou Treinadora e Analista Comportamental.

Por que eu posso te ajudar a Conquistar Seu Emprego?

Minha história com processos seletivos de grandes empresas começou em 2011, quando eu conquistei a minha vaga de estágio. Eu passei em 2 processos seletivos, da Whirlpool e da Henkel, e optei pelo estágio na Whirlpool, Unidade Embraco em Joinville. Nesse processo, na verdade, eu fui chamada para 3 vagas e tive a oportunidade de escolher qual vaga de estágio eu gostaria de fazer.

Em 2012, quando já tinha me formado Engenheira Mecânica, eu passei em 3 processos seletivos de grandes empresas: Caterpillar, Honda e Engecrol. Optei por trabalhar na Cat. Trabalhei lá apenas por 1 ano e meio como Engenheira de Projetos. Deixei a empresa para ser empreendedora e coach | treinadora | desenvolver pessoas.

Naquela época, eu já tinha hackeado como fazer um currículo impossível de ser ignorado e como passar nas dinâmicas das empresas. Hoje, eu faço a união dessa experiência com as minhas formações de desenvolvimento humano para te ajudar a Conquistar o Seu Emprego.

O que é um bom currículo?

Um bom currículo é aquele que tem HIPERFOCO. Sabia que apenas 5% dos currículos enviados para uma vaga de emprego realmente se encaixam na vaga?

Os candidatos que têm HIPERFOCO sabem exatamente o que estão procurando e sabem dizer exatamente  porque eles são perfeitos para aquela vaga.

Não se trata de modelos de currículo, ou de criatividade (a não ser que seja um diferencial para a vaga, caso contrário, você não precisa disso), ou de fontes, ou do tipo do papel… É COMO você escrever O QUE ou QUEM você é.

Nessas 08 estratégias, eu vou te contar como você pode ter HIPERFOCO e mostrar que você é a pessoa perfeita para a sua vaga de emprego.

Estratégia 1 do Currículo Conquistador de Empregos

#01 Tenha um PITCH matador

O pitch é muito conhecido no universo das startups e é também muito conhecida como o Discurso do Elevador. Ele é a primeira estratégia para o seu currículo porque a primeira coisa que você deve estar mestre em fazer é falar sobre quem é você, rapidamente e efetivamente, e chamar a atenção de quem está escutando.

Imagine: você acabou de entrar no elevador e tem o recrutador da vaga que você sonha descendo nele. Você tem exatamente 10 segundos para dizer quem é você, despertar a atenção dele e garantir a sua vaga.

Você pode utilizar o Círculo de Ouro de Simon Sinek para começar a escrever o seu discurso do elevador. Veja o TED dele para entender melhor o que estou dizendo. Mas eu vou resumir aqui como funciona.

Para gerar conexão imediata com quem você está conversando, você pode começar dizendo o seu PORQUÊ.

Por que você faz o que faz?

Depois é que você vai contar COMO você faz.

Como você faz? Através de que? 

E, para finalizar, você vai dizer O QUE você faz:

O que você faz?

Essa sequência de dizer quem é você através do seu porquê, depois como e finalizando com o que, é a forma de geração imediata de conexão. Porque as pessoas se conectam pelo o que você acredita, pelo o porquê que você faz o que faz. Por isso, comece sempre dizendo os seus porquês.

Então, seu pitch poderá ter algo nessa estrutura:

Meu nome é ______ e eu ajudo ______ a fazerem _______ através de _________.

O meu pitch é o seguinte:

Meu nome é Carol e eu ajudo as pessoas a criarem o seu sucesso nos seus próprios termos porque eu acredito que a sua carreira faz parte integral da sua vida e eu faço isso através do desenvolvimento humano e técnicas de coaching.

Estratégia 2 do Currículo Conquistador de Empregos

#02 Tenha uma estratégia

Deixa eu te contar uma coisa muito séria e que pode ser o motivo de vários fracassos seus mandando seus currículos.

Mandar o mesmo currículo para todas as vagas de emprego que você acha que são legais para você não funciona. Eu chamo essa estratégia de estratégia do ralo. Você manda assim todas as suas chances direto para o ralo.

E ela não funciona porque você não se encaixa em todas as vagas de emprego por ai.

Quando eu faço em ter uma estratégia, eu digo em analisar as vagas de emprego antes de enviar o seu currículo. É mandar o seu currículo para as vagas certas de emprego para você.

E as vagas certas para você são aquelas que você tem as habilidades e experiências necessárias e o perfil da vaga.

Parece que é uma estratégia óbvia, mas eu te garanto que não é. Eu mesma já fiz muitas vezes a estratégia do ralo e eu só consegui um emprego quando eu deixei essa estratégia de lado e foquei nas vagas que eu realmente queria, tinha os pré-requisitos e o perfil para ela.

E aqui também fica uma dica: se você manda seu currículo para todos os lugares e não recebe nenhum contato, pode ser simplesmente que você está mandando o seu currículo para as vagas erradas e/ou da forma errada. Não existe nada de errado com você. O que está errado é a sua estratégia (ou ausência dela).

Estratégia 3 do Currículo Conquistador de Empregos

#03 Técnica do Avatar

Depois que você escolher as vagas de emprego certas para você, você vai olhar para a descrição dessas vagas e pegar literalmente as palavras-chave, ou principais palavras, que descrevem essa vaga e vai utilizar para o seu currículo.

Eu chamo essa técnica de avatar porque você vai literalmente calçar os sapatos do recrutador, ver o mundo com os olhos dele, para escrever o seu currículo. Entenda realmente o que ele está buscando.

Você não vai escrever o seu currículo para você, ou para uma vaga. Você vai escrever para essa pessoa.

E entender os olhos com que ele vê o mundo dele, é garantir uma conexão imediata quando ele ver o seu currículo. E é por isso que é fundamental usar as mesmas palavras que ele, para mostrar que você viu o que ele está pedindo e que você tem exatamente aquilo.

Também aproveite que você está analisando todas as vírgulas dessa vaga e entenda os principais desafios que essa empresa está enfrentando. Eu te garanto que isso será um grande diferencial seu na entrevista.

Estratégia 4 do Currículo Conquistador de Empregos

#04 O português de verdade

Quando estiver escrevendo o seu currículo, escreva usando o português de verdade. O que eu quero dizer é: não precisa escrever palavras esquisitas ou chiques, ou frases rebuscadas. Não tente simular um vocabulário que não é seu.

Eu chamo essa estratégia de português de verdade porque você não precisa reinventar o seu vocabulário, basta falar seu português de verdade. Como se você estivesse contando seu currículo para uma pessoa normal.

Algumas pessoas têm péssimas manias de tentar fazer bonito com as suas habilidades, por exemplo:

Eu sou ma pensadora estratégica e criativa com excelência de comunicação verbal e não verbal.

Traduzindo essa frase para o português de verdade, ela nada mais quer dizer do que: eu sou inteligente. E dizer que você é inteligente não é um diferencial. Por isso, nesse caso, além de ser desnecessário a forma que está escrito, o resultado escrito pode ser omitido.

Mas Carol, por que eu não posso dizer eu sou inteligente?

Não é que você não pode. É que todo mundo é inteligente. Dizer que você é inteligente é o mesmo que dizer que tem dois braços e duas pernas. Todo mundo tem.

Mas o que você poderia dizer é como essa sua inteligência te faz especial. Por exemplo, ao invés de falar que eu tenho duas pernas, eu posso dizer o que elas têm de especial. Posso dizer que minhas pernas são tão rápidas que eu eu corro a 2 metros por segundo. Ou que elas são tão resilientes que eu sou campeã de maratonas.

Entende meu ponto?

Não é o que você tem igual a todo mundo, é o que você tem de especial. É o que te faz ser especial nesse mundo.

Estratégia 5 do Currículo Conquistador de Empregos

#05 Conte seus resultados extraordinários

Aproveite seu currículo para contar todos os seus resultados extraordinários. Conte tudo o que você já fez que superou expectativas, que estão relacionados diretamente com a vaga desejada.

Se possível, use números. Porque os números trazem para a realidade, eles mostram o quanto é importante o que você está falando e que isso é um fato real.

Uma dica aqui: sempre anote seus resultados extraordinários em um aplicativo, como o Evernote, para deixar bem guardado esses resultados.

Acontece que todos nós temos resultados extraordinários, só que sempre deixamos esses resultados na memória e ela não é uma boa guardadora de fatos como gostaríamos. Então, deixe registrado no seu Evernote, para sempre que precisar, ter várias referências dos seus resultados extraordinários.

Por exemplo, ao invés de simplesmente dizer:

  • Aero design – Desenho, prototipação da asa do monomotor e aumento de performance aerodinâmica.

Eu vou aplicar essa técnica e vou dizer assim:

  • Por exemplo, eu dimensionei X elementos para montar o monomotor do aero design, através de um programa automático que elaborei utilizando Python. Então, ele fez a otimização do projeto e utilizei os melhores elementos considerando a relação custo X e benefício Z e aumentei a sua eficiência em 77%.

Veja, constate e sinta, o tanto que os números trazem para a realidade os resultados obtidos.

Estratégia 6 do Currículo Conquistador de Empregos

#06 Use números, dê exemplos

Sempre que possível use números nas suas descrições porque, como eu te disse, os números tornam os seus fatos reais. Dê exemplos, conte detalhes.

O objetivo dessa estratégia é tornar os fatos em realidade.

Quanto mais você deixar o seu currículo vivo, como se estivesse do lado da pessoa contando aqueles detalhes, mais atenção você irá chamar para o seu currículo.

Estratégia 7 do Currículo Conquistador de Empregos

#07 Use tópicos, evite parágrafos

Quando começar a escrever sua experiência, suas habilidades… evite escrever parágrafos contando todos os detalhes de cada um deles.

Ter detalhes é fundamental para que o recrutador sinta imediatamente que o que você está falando é real e relevante. Mas não é o objetivo escrever parágrafos grandes contando os detalhes mínimos.

O seu currículo é uma ferramenta de marketing para chamar a atenção para a entrevista. É na entrevista que você vai entrar nos detalhes, contar os mínimos pontos das suas atividades.

A função do seu currículo é chamar a atenção suficiente de que você é a pessoa perfeita para a vaga. Por isso, use tópicos de no máximo 2 linhas para contar os fatos no seu currículo.

Estratégia 8 do Currículo Conquistador de Empregos

#08 Tenha uma narrativa

Apenas contar suas atividades e experiências não emociona ninguém. Citar fatos é apenas uma forma chata e sem conexão de deixar o seu currículo sem atração.

Narrativas conectam. Me conte uma coisa: quando foi que você saiu no meio de uma história?

Quando contamos uma história, a pessoa quer escutar, ela quer saber mais… Essa é a grande estratégia de usar narrativas no seu currículo. Ao invés de apenas contar a sua formação, conte o que mais você fez de interessante nela, qual foi a sua grande contribuição para a sua faculdade…

Ou em melhores palavras, transforme os seus tópicos em ação, em fatos narrados.

Quanto mais real for o seu currículo, quanto mais atenção você pegar do recrutador, mais ele será impossível de ser ignorado.

Conclusão

Essas são as 8 estratégias essenciais para tornar o seu currículo impossível de ser ignorado :::

  1. Tenha um pitch matador
  2. Tenha uma estratégia definida
  3. Técnica do Avatar
  4. Use português de verdade
  5. Conte seus resultados extraordinários
  6. Use números, dê exemplos
  7. Use tópicos, evite parágrafos
  8. Tenha uma narrativa

Ter um currículo escrito com essas estratégias é fundamental para Conquistar Seu Emprego.

E se você precisa de mais ajuda para Conquistar Seu Emprego, veja aqui como podemos trabalhar juntos. Eu realizo todas as semanas aqui em Campinas meu Workshop, para revisarmos o seu currículo, simular dinâmica e entrevistas de emprego para Conquistar Seu Emprego.


Carol Tomazetti
Carol Tomazetti

Meu nome é Carol e sou Empreendedora | Esp. de Desenvolvimento Humano | Coach | Treinadora, minha missão é te ajudar a conquistar seu emprego.